Buscar
  • Neiva Alves Ribeiro -

A IMPORTÂNCIA DE TER UM AMIGO

Atualizado: Nov 15


Na palavra amigo temos apenas cinco letras, porém, quando pronunciada com parcimônia e ao som do coração vemos a grandiosidade e a fortaleza que o significado da palavra representa.

Não raro tão ilustre palavra é pronunciada em músicas que cantarolando enaltecemos aquele que desejamos carregar em nossos corações. “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito.” Lindo!


Sim, se reconhece um amigo pelo coração, não existem palavras que definam porque alguém torna-se um amigo, ou mesmo o que determinou a escolha daquele que elegemos nosso amigo. Temos a disposição uma gama de qualificações atribuídas a esta escolha, com uma amplitude que não se mensura, porém, o determinante está sempre a serviço do nosso coração, ele faz todo o orquestramento do significado.


Amigo é aquele que ampara nos momentos bons e maus. Também é aquele que ri e comemora situações de sucesso, juntos, quando este acontece. Por outro lado, também é o que pode apontar nossas dificuldades e muitas vezes as que só ao travesseiro são reveladas. Amigo tem tanta intimidade que ousa dizer que conhece o outro amigo, lhe vendo sobre os mais variados ângulos e muitas vezes investido de coragem diz o que é tão difícil ouvir, ou mesmo dizer. Para isto e tantas outras atribuições serve um amigo, no entanto, ressaltamos aqui a importância para fazer refletir naquilo que não raro insistimos em não querer saber ou sequer fazer contato.


Amigo é alguém que foi conquistado, faz parte de uma família nova que muitas vezes é vista e sentida como algo antigo e já experimentado, assemelha-se a uma figura muito querida e que reencontramos nas esquinas da vida. Amigo querido, amigo amado, fazes parte de um pedaço das células da origem de tudo, tua essência é parte que compõe o todo, és muito mais do que se pode enxergar.


Amigo é diferente do nosso clã familiar. O amigo escolhemos através do olhar, porém determinado e guiado pelo coração, no lugar onde as palavras não são necessárias. Amigo tem brilho no olho, amigo vibra quando seu amigo está por perto, amigo se preocupa quando seu irmão de alma tem desafios.

Amigo tolera, entende, quando o outro não está podendo enxergar a si mesmo e se permite, por ser amigo, expressar: “Estou chateado, Estou com raiva.” Sente-se com intimidade para fazer colocações fortes que mostre ao seu amigo o sentimento que está vivenciando.


Porém, o que amigo não faz é questionar o grau de amizade do outro, porque para ser amigo, antes, deve existir “confiança”, esta última não existindo é porque o amigo não foi encontrado. Amigo não é de um momento, de um tempo, uma vez amigo é AMIGO.

Amizade se faz em cima dos sentimentos, do coração, alicerçado na confiança, isto tudo construído é sólido, imutável, existe, se existe é porque teve pilares em lajes concretas e bem estruturadas. Se num momento confiamos nossa essência a um amigo é porque os olhos da alma guiaram para que assim fosse.

Uma vez amigo, sempre amigo.


Um amigo não se vinga, não escorraça do seu espaço, outro amigo. Protege, mesmo quando diz coisas fortes, ainda que passe a sensação de não estar sendo amigo. Porém, o lastro, a aderência, as palavras que enfim denotam a profundidade de uma relação com o amigo é: CONFIANÇA, CORAÇÃO, SENTIMENTO.


Ter amigos é fundamental até para a saúde mental. Em momentos de crise a amizade pode ser o determinante para o alivio da ansiedade, da depressão ou tantas dores que possamos estar em conflito. Quando cultivamos amizades estamos investindo num futuro próspero, baseado em relações firmadas ao longo da vida com outras pessoas. Aprender a relacionar-se é investir numa jornada de vida abundante e rodeada por muitas pessoas.

#Importância #Amigo #Terumamigo #Depressão #Ansiedade #Orquestrado #Coração

24 visualizações